sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Receita de paçoquinha

Minha filha mais nova está no 1° ano do ensino fundamental, fase incrível de alfabetização. No meio dos estudos dos diversos tipos de textos, no livro de português, tinha uma receita de paçoquinha. Minha filha voltou da escola toda animada e me perguntou "Podemos fazer essa receita? Não é obrigatório, mas achei que seria tão legal."

Eu gosto de valorizar o que as meninas aprendem na escola, gosto de saber o que estão estudando e estamos sempre conversando sobre isso. Também adoro testar receitas novas, daí, pensei, por que não?

Precisei dar um pulinho no supermercado para comprar os ingredientes e fiz isso enquanto minha filha fazia a lição de casa (ou tarefa, como falam aqui). Quando cheguei, ela já estava me esperando. Foi correndo prender o cabelo e lavar as mãos sem eu nem falar nada.

A receita é bastante simples, o que é ótimo porque ela fez praticamente tudo sozinha. Eu fiquei só de apoio e tirando fotos, claro.
Retirado do livro de português do SAS - Sistema Ari de Sá
Primeiro ela triturou o amendoim no processador.

Em seguida, a receita dizia para quebrar na mão as bolachas de maisena. Ela até tentou, mas vendo o quão difícil era, aceitou triturar as bolachas também no processador.


Depois incorporou o leite condensado.

Estou tentando lembrar que piada ela fez na hora de misturar tudo. Dei tanta risada que até a foto saiu borrada.


Ela já é craque em untar formas porque é sempre tarefa dela quando fazemos bolos juntas.

Ela espalhou a massa na assadeira e levou para a geladeira. Até o tempo ela contou!


Na hora de cortar ela me pediu ajuda, "para ficar mais retinho". Coitada, com essa mãe descoordenada que ela tem, isso foi o melhor que deu pra fazer.


Receita provada e aprovada por todos da família. Ela ficou super feliz e orgulhosa por ter feito sozinha. No dia seguinte ela quis levar para a escola para os colegas provarem. Depois fiquei sabendo que alguns pediram para fazer em casa também. Acho muito legal fazer essa ponte escola-casa e agora ganhei mais uma receita para o meu arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário