terça-feira, 31 de outubro de 2017

Almoço de Halloween

Dia 31 de outubro é aniversário de uma pessoa muito especial (parabéns, Chris!) e também é o Halloween ou Dia das Bruxas. Ano passado eu estava inspirada e fiz o lanche das meninas no tema. Se você não viu ou quer lembrar, é esse post aqui.

Este ano eu estava pensando em fazer alguma coisa até porque minha mãe me deu cortadores novos. Cheguei a pesquisar receitas de bolachinhas diferentes, mas no final das contas foi um final de semana cheio de eventos o dia todo, segunda acordei com torcicolo e para completar, chuva e falta de luz a tarde toda até a noite. Ou seja, não fiz nada.

Hoje de manhã quando as meninas acordaram eu falei para escolher o que queriam para o lanche, apesar de não ter muitas opções. Minha filha mais nova me olhou com tristeza, desapontada que eu não tinha feito as bolachinhas especiais. Ela entendeu a minha razão, não me cobrou nem nada, mas ontem ela estava tão animada, enfeitou as portas de casa...



Me lembrei que eu tinha maçã e ofereci uma "maçã envenenada". Embrulhei num tecido preto e tule roxo, amarrei com uma fita cor de abóbora e ficou temático como esperado. Corri para o computador e imprimi um recadinho com um desenho de bruxa, joguei umas bolachinhas num saquinho e pronto. Nem tirei foto.

Estava no carro, no caminho da escola, daí, pensei, vou fazer um almoço surpresa com o tema de Halloween. Na hora me veio a cabeça, macarrão com molho de tomate e almôndegas. Não sei de onde inventei uma salada de cemitério (alface como grama e palmito como as lápides). Imprimi uns desenhos de fantasma, coloquei papel manteiga por cima para me guiar ao fazer os fantasmas de chocolate branco. Nada muito elaborado, mas o toque especial ficou nos nomes que usei no cardápio e nos enfeites.

Imprimi uma imagem que achei no google numa folha A4 e usei como jogo americano. A sobra do tule roxo, amarrei na jarra do suco que também ganhou uma etiqueta com uma bruxa. Na porta da cozinha, colei o cardápio do dia.



Cortei palmitos em rodelas e depois na metade e escrevi RIP com caneta alimentícia

Os olhos são almôndegas, com uma bolinha de polenguinho (achei que a textura e a cor dariam certo) e um pedacinho de azeitona verde.


Como as meninas não estavam esperando por nada, ficaram admiradas quando viram a surpresa. Elas acharam o máximo comer olhos e larvas hahaha. Agora à tarde tivemos cupcake de aranha.


O que me motiva a fazer essas bobagens é que elas curtem, embarcam na brincadeira e se divertem.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Dia dos professores: caixinha de brownies

Semana passada minha filha estava estudando para a prova de artes. Na verdade, quem estudou fui eu, porque ela já sabia tudo. O tema era pontilhismo e o texto da revisão explicava direitinho a técnica. Daí, pensei, essa técnica seria ótima para pintar um ipê numa caixinha para dar de presente para as professoras. Conversei com as meninas e elas gostaram da ideia. A mais velha já conhecia bem a técnica. A pequena ficou um pouco apreensiva porque não estava segura de como fazer, mas logo percebeu que não seria difícil.

Comprei umas caixas de madeira crua. Comprei duas para cada uma: uma grande e uma pequena, para a professora titular e para a professora auxiliar (no caso da mais velha, a coordenadora). As meninas pintaram de branco para dar o fundo. Comprei uma tinta marrom escuro e num pratinho coloquei um pouco dessa tinta e também um pouco da mesma tinta misturada com um pouco de tinta branca para ficar mais claro. Pegamos 2 cotonetes, cada um molhado em um tom de tinta marrom e aí fazendo "pontinhos" formamos o tronco da árvore. Para a copa eu comprei dois tons de roxo, um mais claro e um mais escuro. A escolha da representação dessa árvore veio inspirada nas ruas do caminho da escola. Sempre vemos diversos ipês, que quando floridos chamam muita a nossa atenção.



Caixinha pronta, pensamos no que colocar dentro, já que só a caixinha parecia um pouco sem graça. Sugeri fazer brigadeiros, mas as meninas pediram para a fazer brownie, já que elas agora conseguem fazer tudo sozinhas. Dessa vez tentei ficar só de expectadora mesmo. Foi muito divertido ver como elas dividiram as tarefas, se ajudaram e capricharam para fazer "o brownie mais delicioso do mundo para as prôs".




A receita é bem simples:

Brownie

Ingredientes
-          ½ xícara de margarina sem sal
-          170g (1 barra) de chocolate meio amargo
-          4 ovos
-          ¼ de colher de chá de sal
-          2 xícaras de açúcar não muito cheias
-          1 colher de chá de essência de baunilha
-          1 xícara de farinha de trigo

Modo de preparo
-          Aqueça o forno em temperatura média.
-          Derreta em banho maria ou no microondas a margarina e o chocolate; deixe esfriar.
-          Bata os ovos e o sal até obter uma cor clara e aumentar o volume.
-          Continue batendo os ovos, e vá acrescentando, aos poucos, o açúcar e a baunilha.
-          Retire a tigela da batedeira e misture com uma colher o chocolate derretido.
-          Antes de obter uma mistura homogênea, vá acrescentando a farinha e mexendo até acabar a farinha.
-          Coloque a massa em uma forma retangular média, untada com margarina.
-          Leve ao forno por 20 minutos ou até o palito inserido na massa sair limpo

Rendimento: 20 porções

Congelamento: pode ser congelado em papel alumínio por até 3 meses


Descongelamento: em temperatura ambiente por 5 horas

Ajudei a embalar um a um em papel manteiga e fiquei impressionada com a habilidade delas de fazer o lacinho. As meninas montaram suas caixinhas com direito a um bilhetinho dentro. Embalei com celofane para um toque final.