sexta-feira, 10 de junho de 2016

Sobremesa express com Mozart

Se você é como meu avô, vai achar que a sobremesa é feita com inspiração musical do incrível Wolfgang Amadeus Mozart. Não! Se trata de uma sobremesa rápida, daquelas feitas em poucos minutos, usando o que tem no armário (da minha casa pelo menos) e o toque de classe fica por conta desse licor de chocolate que leva o nome do famoso compositor, Mozart. Esse licor é austríaco (assim como o músico) e é feito com chocolate belga. Comprei esse licor pela primeira vez porque fui seduzida pela embalagem que me remeteu a um bombom. Não me arrependi.

Bom, vamos a tal sobremesa. Eu tinha uma sobra de bolo de chocolate desses tipo caseiro, mas comprado. Brigadeiro, pelo menos aqui em casa nunca sobra, mas eu sempre tenho uma embalagem de leite condensado de reserva. O chocolate que eu tinha é esse aí da foto, meio amargo de uma marca comum (possivelmente estava em promoção quando comprei) e o chantilly foi feito com um desses de caixinha, que eu também costumo ter no armário para essas sobremesas de última hora ou para tornar um café mais chique. Estava ainda olhando o armário para pensar no que colocar (tinha uma embalagem de Nutella que aposto que seria escolhido por muitas) daí, pensei, licor de chocolate vai se a cereja do meu bolo da minha sobremesa.



Peguei um copo que eu acho legal por ter um formato meio diferente e coloquei pedaços de bolo levemente umedecidos com o licor. Repare que o bolo ainda tem formato, não está todo encharcado. Eu particularmente não gosto da textura de bolo molhado.



Coloquei uma colherada de brigadeiro. Ah, um detalhe, fiz o brigadeiro mole, ou seja, tirei do fogo antes do ponto de enrolar e o preparei com cacau em pó e não chocolate em pó para não ficar tão doce e ter um sabor mais acentuado.



Piquei o chocolate grosseiramente com uma faca. Achei que esses pedacinhos no meio de tantos ingredientes pastosos iriam fazer a diferença. Coloquei um punhado sobre o brigadeiro.



Por cima veio o chantilly. Se você está pensando em fazer essa sobremesa com mais calma do que eu fiz, com planejamento, recomendo fazer chantilly mesmo, daqueles com creme de leite fresco e açúcar batidos até ficar em ponto de picos. Mas se não dá, quebra o galho com o artificial mesmo que dá certo.

Repeti as camadas e finalizei com os pedacinhos de chocolate. Repare que o chantilly escorre e preenche parte dos espaços entre as camadas.

Se quiser servir um copinho de Mozart junto, claro que combina muito bem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário