sexta-feira, 3 de junho de 2016

Porta-brinquedos de bolsa - sem costura

Eu acho que os pais devem sempre se preocupar com o entretenimento das crianças, ainda mais quando vão em algum lugar em que elas precisam ficar mais quietas, como um restaurante ou uma viagem de avião, o que eu já falei nesse post aqui. Lembro que quando eu era criança meus pais gostavam de ir numa lanchonete na Praça Panamericana em São Paulo. Eu adorava ir. O ambiente era descontraído, eu podia comer batata frita e tomar refrigerante e o melhor de tudo, tinha uma banca de revistas perto. Ah, essa banca! Minha mãe ia comigo para eu escolher uma revista. Nem me lembro se ela sempre comprava ou não, nem que tipo de revista eu escolhia (acho que era daquelas de atividades, nunca fui muito fã de gibis). Quando cresci um pouco mais, me lembro de meus pais me darem dinheiro para eu ir sozinha até a tal banca. Eles ficavam me olhando da mesa que ficava ao ar livre, bem ali do lado. Ah, essa liberdade!

Hoje muitos restaurantes tem brinquedoteca. Digo que minhas filhas estão ficando mal acostumadas. Sim, acho muito divertido para elas ficarem brincando enquanto os adultos conversam, mas ao mesmo tempo elas estão perdendo o costume de ficar sentadas a mesa o tempo todo, da chegada a saída. Claro que eu não espero que elas fiquem sentadas só esperando a comida chegar e por isso eu sempre carrego alguma coisa na minha bolsa. É muito comum achar giz de cera, bonequinhas pequenas e outros brinquedinhos. Achei um jogo de memória quando fui esvaziar a bolsa na porta do banco num dia desses. Eu não tenho tablet (!!!) e não empresto meu celular para elas jogarem joguinhos. Sou old school quando saímos para elas não ficarem focadas demais numa tela e perderem os detalhes do passeio.

Um dia no facebook vi uma bolsa com saco lacre que achei o máximo, É nesse site aqui: http://www.artesanatopassoapassoja.com.br/bolsa-com-saco-lacre-passo-passo/. O crédito da foto está marcada nela. A ideia é guardar nos sacos alguns brinquedos das crianças para poder levar para todos os lugares. Não é linda?

Esta bolsa com saco lacre é muito linda e funcional (Foto: infarrantlycreative.net)

Fiquei morrendo de vontade de fazer uma, mas daí, pensei, será que dá para fazer uma versão menor, que coubesse na minha bolsa para ficar mais fácil de levar e que não precisasse de costura? Dá sim! Te conto como eu fiz.

Peguei uma caixa de bolo, abri na cola lateral e e recorte as abas de cima e de baixo. Cuidado para soltar essa cola, porque essa é a parte que depois fechará o porta-brinquedos.

Foto tremida porque eu não estava conseguindo segurar no ângulo certo e tirar foto, mas era só para ilustrar essa aba que é colada e que eu soltei.

Achei um retalho que dava certo no tamanho e colei com cola quente para cobrir o lado externo. Dessa vez usei cola quente mesmo porque minha cola fria tinha acabado. Recomendo aplicar peso ou prender com um prendedor a cada parte feita e esperar uns 5 minutos antes de passar para a próxima etapa para que a cola seque bem. Voltando ao trabalho, deixei uma parte do tecido ultrapassando bastante aquela aba e dobrei na hora de colar para permitir o movimento nessa parte.



Colei em cada parte da caixa, respeitando os vincos, pedaços de EVA. A princípio fiz isso para dar acabamento, mas depois percebi que é mesmo necessário para dar sustentação. Só o papelão da caixa não é suficiente. Note eu que deixei espaços entre um pedaço e outro do EVA porque uma vez que o porta-brinquedos é fechado, essas partes se juntam. E não coloquei EVA naquela aba de fechamento.


Hora de furar os sacos lacre. E agora? Pensei em marcar e furar um por um, mas achei que ficaria difícil. Resolvi juntar todos, alinhar da melhor forma possível e prender com esses prendedores de papel. Coloquei 5 sacos do tamanho pequeno.


Sem soltar os sacos já furados, medi um pedaço de fita de cetim e colei bem no centro. A cola apliquei no mesmo comprimento do espaço entre os furos. Encaixei os sacos e dei um laço.

Eu tinha um pedaço de velcro, mas era super grosso. Eu cortei um pedaço bem fininho e com as duas partes juntas colei bem no meio daquela aba. Deixei secar bem e depois passei cola na outra parte e juntei com o outro lado da caixa para marcar onde ficaria. Soltei essa parte do velcro, colei direitinho e prendi com um prendedor. Essa parte do velcro precisa de bastante cola e tempo para secar e aderir bem.

Para dar uma graça, recortei uns corações de feltro, mas é claro que a decoração fica por conta de cada um.


Nos saquinhos coloquei uns jogos desses bem pequenos de memória e dominó, que as meninas de lembrancinha. Coloquei também uns papéis e uma caixinha de giz. Dá para colocar outros brinquedinhos pequenos, aquelas bonecas com roupas de imã e uma pista de papel com carrinhos de plástico, por exemplo.

Já usei semana passada e deu certo. As meninas adoraram a surpresa e ficamos brincando na mesa mesmo até a comida chegar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário