Fiz uma carne picadinha e também um lagarto recheado, dois pratos que congelam super bem. O feijão já está temperado e congelado nos potinhos que vão direto para o microondas. Um arroz fresco é mais gostoso do que o congelado, então esse deixei para lá. Batata também só feita na hora. Mas e as verduras e legumes? A salada tem que ser feita no dia, mas os refogados, em geral, ficam ótimos mesmo depois de congelados.
Fiz as compras de manhã e a tarde preparei tudo.
Primeiro cortei o brócolis e cozinhei a vapor. Eu não tempero com nada. Congelo assim só cozido porque acho mais fácil de usar em vários tipos de preparação depois, frio na salada, aqueço com azeite e alho, pico para colocar num suflê...
Eu uso essa cestinha que é adaptável em qualquer panela e eu acho bem fácil para guardar depois com ela fechada.
As folhas do brócolis eu gosto de picar fininho, igual se faz com couve e depois refogar no azeite com alho e sal.
Também piquei fininho acelga e ralei uma cenoura. Coloquei um pouco de azeite na panela, joguei esse dois ingredientes, uma pitada de sal e deixei abafar. Esse preparo fica ótimo com repolho, mas minha filha mais velha adora salada de acelga e como rende muuuuito, eu não quis comprar os dois.
Eu cozinhei a vapor a vagem cortada e depois em outra panela coloquei um fio de azeite e tomates cerejas cortados ao meio. Abafei por uns minutinhos, só para amolecer o tomate, coloquei uma pitada de sal e orégano, Acrescentei a vagem cozida e cogumelos fatiados. Fica uma delícia. Essa foi a única preparação que congelei em potes plásticos.
As verduras de folhas eu sempre congelo em sacos plásticos. Eu espalho bem dentro do saco, meio achatando, porque assim eu"quebro"a porção que eu precisar a cada dia, sem precisar descongelar tudo.
E assim, em menos de 1 hora estava tudo pronto. Foi só colar a etiqueta com o nome de cada um, a data de preparo e congelar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário