No feriado fomos ao sítio do meus sogros. Acho ótima a oportunidade de andar pela horta com as meninas e mostrar para elas de onde vem os alimentos. Nessas andanças vi um pé de abóbora com uma já madura, linda, achei tão perfeita. Quando comentei com meu sogro ele na hora disse que aquela abóbora estava reservada para as meninas, para o halloween. Ah, que sorte ter um avô desses. Carro lotado na volta, quase que a tal abóbora fica para trás, mas eu não ia fazer uma desfeita dessas com meu sogro, nem desapontar as meninas. Foi no meu pé pelos 300 e tantos quilometros até em casa.
Deixei na geladeira até essa semana, quando achei que não daria para esperar mais. Chegava a hora de fazer o nosso Jack O'Lantern (lanterna de abóbora?) típico do halloween americano.
As meninas desenharam mais ou menos como queriam os olhos, mas como a abóbora tinha ficado na geladeira, estava "suando" e nada da caneta marcar. Como eu não estava com muito tempo para esperar, marquei com a faca a olho mesmo.
Em seguida cortei a tampa da abóbora com uma faquinha pequena e pontuda. Deu trabalho tirar essa tampa, bem mais do que eu esperava. Minha filha mais velha, vendo que a tampa se movia, mas não soltava, deu a ideia de enfiar uma colher. E deu certo!
Tirei essa tampa e com a colher fui tirando a polpa com as sementes. Daí, pensei, vou fazer sementes assadas de aperitivo! Fiquei feliz de não disperdiçar toda a abóbora só para um enfeite. Eu tinha pensado em "cavar" a abóbora para fazer um pão, mas como ela não era muito grande, fiquei com medo de acabar estragando a casca e não poder fazer a tal lanterna.
Enquanto eu cortava os olhos, nariz e boca, minha pequena ajudante foi pacientemente separando as sementes para mim. Ela me perguntou se eu iria plantar. Eu disse que dessa vez não, mas que eu iria fazer um "belisco". Ela ficou surpresa e animada.
Com as sementes separadas, lavei bem e deixei no sol por uns minutos para secar. Como estava muito calor foram poucos minutos. Decidi usar o forninho elétrico porque era uma quantidade pequena e assim seria mais rápido.
Assei por 20 minutos sem adicionar nada, só coloquei as sementes direto na assadeira. Depois reguei com um pouco de azeite, joguei sal e dei uma misturada. Voltei ao forno por mais 20 minutos em temperatura baixa.
Momento da verdade: fomos experimentar as sementes e acender a vela dentro da abóbora. Sucesso total! Adoramos as sementes e a vela, daquelas fininhas de aniversário, deu um charme todo especial para a nossa lanterna. As meninas quiseram entrar no clima e já se vestiram de bruxas.
Agora a abóbora está de volta na geladeira, esperando o halloween para ser acesa de novo. Buuuuu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário