sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Strogonoff da Marlene

Marlene trabalhava na casa da minha mãe quando eu era criança. Uma querida, me mimava e tinha muita paciência com as bagunças do meu quarto. Uma pessoa do bem, como dizem por aí. Ela não costumava cozinhar, mas uma vez minha mãe pediu que ela fizesse alguns pratos. Acho que foi isso, eu realmente não lembro como conheci esse strogonoff maravilhoso.

Também não me lembro direito como começou, mas virou tradição no meu aniversário. Naquela data, todos os anos, minha mãe só comprava os ingredientes e deixava a cozinha para a Marlene, que fazia strogonoff pra mim. Foram muitos anos ganhando esse presente, esse carinho em forma de comida. Eu mais velha, certo ano, estava em casa e fui lá, aprender com ela essa receita tão especial.

Eu aprendi a receita e até já ensinei para algumas pessoas. Já aviso logo que não é a receita original Russa lá de 1871 (sim, dei uma pesquisada sobre a origem). Nesta receita não tem ketchup nem mostarda. No lugar, vai molho inglês. Sempre usei da marca Lea&Perrins, mas por ser importado, as vezes não encontramos para comprar. Já fiz com marcas nacionais e não fica igual. Comprei recentemente da French`s e achei bom. O sabor ficou parecido com o que eu estou acostumada.

Marlene infelizmente não está mais entre nós, mas toda vez que eu faço strogonoff, que é um favorito aqui em casa, lembro com carinho dela. Hoje estava preparando esse prato delicioso, daí, pensei, vou colocar no blog.

Anota aí a receita:

Strogonoff de carne

Ingredientes
- 600g filé mignon cortado em tiras
- 2 dentes de alho espremidos
- óleo
- 1 folha de louro grande (ou 2 médias)
- 1 colher de sopa de molho inglês
- sal
- cogumelos tipo champignon
- 1 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo
- Tempere o filé com o alho espremido.
- Numa panela funda, coloque um pouco de óleo e aqueça.
- Adicione a carne e vá virando, para selar.
- Tempere com sal e molho inglês e adicione o louro.
- A carne soltará um caldo, posicione toda a carne de um lado da panela para que o líquido evapore mais rápido (Essa parte foi uma adaptação minha. A Marlene deixava tudo junto, mas quando eu faço assim a carne às vezes fica dura).
- Quando o caldo estiver quase todo seco, retire o louro.
- Adicione os cogumelos e o creme de leite. Mais uma dica, só dá certo com creme de leite em lata. Os de caixinha ou fresco tem outra textura e deixam o molho muito líquido.
- Apenas aqueça toda a preparação, sem deixar ferver.
- Sirva em seguida.

Eu gosto de comer com arroz e batata palha, como é tradicional aqui no Brasil. Eu deixo os cogumelos inteiros porque enquanto eu e a pequena adoramos, os outros dois não gostam e assim fica mais fácil de servir "ao gosto do freguês". Obrigada, Marlene!

Nenhum comentário:

Postar um comentário