sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Caligrafia

Eu nunca tive uma letra muito bonita. Inclusive acabava borrando tudo o que eu escrevia, porque por algum motivo eu passo meu dedinho por cima de tudo, tanto que no colégio eu tinha aquele tradicional calo no dedo médio, mas também na articulação dedinho, que vivia roxo-azulado por causa da tinta da caneta.

Conforme o tempo foi passando, abandonei a escrita à mão. Passei a fazer tudo no computador. Que maravilha, aquela impressão perfeita e simétrica. Logo descobri o universo dos downloads grátis de fontes diferentes e pronto, estava feita.
http://www.1001freefonts.com/
Tenho visto muitos vídeos e fotos de trabalhos incríveis de caligrafia artística ou em inglês, hand lettering. Resolvi pesquisar mais sobre o assunto e descobri um mundo completamente novo para mim. Além de técnicas, são utilizados materiais especiais como canetas, papéis e até uma mesa de sombra. Ah, isso para mim foi como descobrir um truque de mágica. Eu, que sempre fui meio torta, nunca consegui escrever em linha reta numa folha sem pauta. Via aqueles envelopes lindos, com aquela letra desenhada e retinha. A letra depende mesmo de muito treino, mas o alinhamento tem lá o seu segredo.

Mas aprendi nas minhas pesquisas que essa caligrafia artística tem mais a ver com um desenho de letras. Me parece ter menos regras, mas também é feito para títulos ou frases curtas, não para textos longos. Aqui é uma imagem de um dos sites que eu mais gostei https://bydawnnicole.com/. É em inglês, mas é muito completo.
Retirado do site https://bydawnnicole.com/

Nesse meio tempo, na reunião de pais, a professora da minha filha mais velha me disse que estava cobrando dela uma letra mais bonita. Coitada da minha filha. Ela foi alfabetizada no 1° ano com letra bastão numa escola sócio-construtivista. Lá só ensinavam letra cursiva no 2° semestre do 2° ano do ensino fundamental. Com a mudança para cá, ela teve que em pouco tempo aprender a letra cursiva que os colegas já estavam treinando desde o ensino infantil. Ela se dedicou, preencheu cartilha de caligrafia por livre vontade, teve todo o apoio e carinho da professora, mas ainda assim acho que pulou uma etapa, ou seja, vai ter que treinar agora.

Daí, pensei, por que não tentar melhorar a minha letra e aprender novas técnicas e aí estimular minha filha também? Ela não entendeu nada quando fui comprar um caderno de caligrafia. "Eu já tenho um!" - ela me disse. Ela ficou muito surpresa quando eu disse que aquele era para mim.

Começamos agora o nosso treino juntas e vamos ver no que vai dar. Por enquanto não comprei nenhum material apropriado, como canetas bacanas. Tenho treinado com lápis grafite e lápis de cor comum mesmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário