sexta-feira, 15 de abril de 2016

Sobre livros

Minha mãe é uma amante dos livros. Se eu preciso de um presente de dia das mães, aniversário ou natal e não tenho ideia melhor, apelo para o livro. Confesso que eu até gostaria de ser como ela, mas não sou muito. Eu sou de fases. Quando pego um livro que eu gosto, eu devoro, assim como faz minha mãe, mas tenho fases que estou mais preguiçosa e gosto mais de um seriado ou filme. Entretanto, eu considero formas diferentes de arte e cada uma tem o seu valor.

As minhas filhas assistem programas de televisão e filmes. Nunca tive muito problema de ter que limitar o tempo. Tem um ou outro programa que elas gostam muito, elas assistem e logo vão fazer outra coisa. Quanto aos livros, parece que é algo que elas sempre gostaram muito, desde bem pequenas. Não me lembro ao certo quando comecei a ler para minha filha mais velha. Faz parte do nosso ritual do sono. Sabe aquelas receitas de que você precisa fazer a criança desacelerar para ter uma noite tranquila?

Minha filha mais velha está com quase 7 anos e para ela é uma alegria ganhar um livro novo de natal ou de aniversário. Confesso que como mãe que lê esses livros todas as noites, também sou grata pelas novidades.

Biblioteca das meninas, nem sempre muito organizada.



Muito mais rápido do que eu poderia imaginar ela aprendeu a ler no ano passado. Parece que em um mês ela passou de ler o próprio nome a ler um livro. Foi um susto para mim. Ela, tão feliz com a novidade, começou a ler para a irmã mais nova e eu me senti dispensável. Foi uma sensação conflitante de orgulho e tristeza de não fazer mais parte. Isso não durou muito porque ler ainda era um esforço muito grande para ela e então passamos a ler juntas. Às vezes ela começa a ler e quando cansa eu assumo ou as vezes dividimos os diálogos dos personagens, o que nós duas gostamos muito. Normalmente a pequena fica no meu colo, para ver melhor as ilustrações e eu tenho certeza que está olhando atentamente a todas as letrinhas, desejando participar desse mundo da leitura também.

Em pouquíssimo tempo tenho visto uma grande evolução na leitura da minha filha. Ela está conseguindo ler melhor, mais rápido e colocando entonação para dar mais emoção à narrativa.O vocabulário aumenta a cada dia para as duas.  Nós sempre conversamos sobre a história quando encerramos a leitura do dia, porque eu acho que a compreensão do que foi lido é tanto ou mais importante do que a leitura em si. Discutimos se o que o personagem fez foi certo, o que será que vai acontecer no próximo trecho ou coisas assim, enquanto as cubro e dou o beijo de boa noite.

Esse momento do dia tem sido cada vez mais prazeroso para mim. Minha filha mais velha agora tem a autonomia de ir à biblioteca da escola e trazer um livro para casa. Ela tem 1 semana de prazo para devolver o livro e por vezes devolve no dia seguinte. Ter a biblioteca da escola à disposição abriu a ela uma mundo novo. Antes nós relíamos o mesmo livro várias vezes porque por mais a gente tenha uma coleção grande em casa, o ano tem 365 dias, Haja histórias novas! Com a biblioteca, o acervo é muito maior. Lemos livros curtos ou longos, simples ou mais complexos e alguns nem são assim tão legais, mas faz parte. Com isso elas aprendem língua portuguesa, história, geografia, ética, psicologia... nossa, é tanto que se aprende com um livro. E por vezes o livro não acrescenta nada e tudo bem, passamos para o próximo. Nem tudo é maravilhoso na vida.

Alguns dos livros preferidos. Na verdade todos são especiais, então foi difícil escolher só alguns para esta foto.
Acho que eu nunca li tanto quanto tenho lido desde que tive minhas filhas. Talvez elas mantenham o hábito da leitura ou talvez prefiram o audiovisual como eu às vezes prefiro. Mas realmente, como diz o slogan de uma empresa, ler para uma criança muda o mundo. Desejo para todos muitas bibliotecas e gente disposta a ler para as crianças. Acho que a educação e informação dão mais oportunidades para vida das pessoas e faz um mundo melhor.

Fica a dica. Escolha um livro e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário