sexta-feira, 8 de abril de 2016

Festa Doutora Brinquedos

Quem tem criança em casa acaba assistindo muitos programas infantis. Tem aqueles desenhos chatos que as crianças adoram, algumas musiquinhas que insistem em ficar na nossa cabeça o dia todo e tem aquela hora que a gente está sozinha, pega o controle remoto e coloca direto no canal preferido dos pequenos, por puro hábito. Quem nunca? Pois a Doutora Brinquedos está na categoria dos meus desenhos preferidos. Nem lembro direito como descobrimos (passa no Disney Channel), mas fez muito sucesso em casa. Pensa na minha alegria quando minha filha escolheu este tema para a sua festa de 3 ano! Confesso que essa foi uma das minhas festas preferidas em preparar.

Lá fui eu dar uma olhada nos sites americanos para buscar inspiração. Aqui no Brasil o desenho ainda era novidade e não tinha nada do tema para festas. Apesar de que isso não mudou muito a minha vida, já que eu adoro inventar os detalhes da minha festa. Mas nessa pesquisa achei achei uns bonequinhos. Como no ano anterior os da Cinderela fizeram sucesso (veja aqui), eu resolvi comprar. E vi também a maleta da Doutora. Esse seria o presente de aniversário e faria parte da decoração da mesa.



Nessa minha pesquisa, vi gente fazendo umas bolachinhas de band-aid. Adorei a ideia e fiz as minhas com mini-wafer e pasta americana.

Eu adoro chocolate, então decidi fazer termômetros, mas como? Achei umas formas de charuto de chocolate que usei para fazer a base. Tingi chocolate de vermelho para fazer o mercúrio do termômetro e chocolate ao leite para fazer a graduação.

Achei que copinhos com gelatina rosa poderiam fazer as vezes de xarope.

Agora o engraçado mesmo foi a minha ideia para o brigadeiro. Na época estava na moda bisnaga de brigadeiro (tipo pasta de dentes). Não sei se ainda está, mas faz tempo que não vejo. Daí, pensei, se pode na bisnaga, na seringa deve dar certo. Fui até uma dessas lojas de material cirúrgico e pedi seringa descartável sem agulha. "Qual tamanho a senhora precisa?". Boa pergunta! Expliquei o que eu pretendia fazer e virei sucesso na loja. As vendedoras me mostraram todos os tipos, deram palpite sobre a consistência, foi um barato. E no dia da festa deu super certo e as crianças adoraram.

Minha filha queria cupcakes, então dei uma olhada na internet e decidi que eu conseguiria fazer algo parecido com um estetoscópio, o coração brilhante símbolo das coisas da Doutora ficaria bom com pasta americana coberta de açúcar cristal rosa e eu usaria a ideia do band-aid de wafer em pasta americana.

O bolo fiz só para cantar parabéns, porque acho que é muito bolo, sendo em fatias e cupcake. Conhecimento zero em pasta americana, descobri depois que meu bolo é úmido demais para pasta americana então não ficou lindo, mas serviu para colocar as velas.

Eu comprei aquele suporte para bexigas, para fazer o painel atrás do bolo, mas honestamente, não aguentava mais ver bexigas, então fiz aqueles pompons de papel de seda e prendi nesse suporte.

Fiz esses mesmo pompons, mas em tamanho menor, prendi um palito de churrasco e coloquei num copo com balinhas em forma de coração para os centros de mesa.


Identifiquei os sucos preferidos da minha "doutora" com figuras da personagem. Para não gastar uma quantidade absurda de garrafinhas e não ter que lavar ou reutilizar sem a devida higiene (eca!), fiz etiquetas com os personagens para os convidados escreverem seus nomes. Assim a mesma garrafinha pode ser usada durante toda a festa pelo seu dono. Eu deixei alguns copos descartáveis do lado para quem não queria usar a garrafinha.

Nós alugamos uma casinha de bonecas que por sorte era parecida com a do desenho. Eu imprimi uma figura da "Doutora chegou" - ("the Doc is in", no original). E fiz listas de check-up para os convidados. Como minha filha brinca mais com urso do que com boneca, usei a imagem do urso. Aliás, estava no convite para trazer bonecas e/ou bichinhos de pelúcia. No "consultório" deixei alguns kits de médico para as crianças examinarem seus pacientes.


Eu queria fazer uma retrospectiva (por pedido da minha filha mais velha), mas sendo uma festa ao ar livre, isso seria mais complicado. Optei por fazer esses móbiles de fotos (inspirada numa querida amiga) por ano, do nascimento até a véspera da festa.

E como não poderia falta, aslembrancinhas! Comprei essas maletinhas e personalizei com papel de scrapbook e etiquetas dos personagens. Dentro estava um kit de médico.


Deu um trabalhão, mas eu adorei fazer cada coisa.

13 comentários:

  1. Oi! Como vc encheu as seringas? Quero muito saber. rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpa, acabei não vendo sua pergunta. Enchi com saco de confeiteiro. Fiz um brigadeiro mole, misturado com um pouco de creme de leite. É só tirar a ampola, encher e colocar a ampola de volta no lugar.

      Excluir
  2. Quantos convidados vc tinha na festa? Quantas crianças?

    ResponderExcluir
  3. Qual a receita que utilizou para os brigadeiros na seringa?

    ResponderExcluir
  4. Fiz o brigadeiro normal (leite condensado, chocolate em pó e margarina), mas tirei antes do ponto de enrolar (desgrudar do fundo da panela), quando ele estava mais molinho.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Mariana, ficou tudo muito lindo...
    Vou fazer a festa da minha filha de 3 anos da Doutora Brinquedos, ameeeiiii as sua [s dicas pois irei fazer praticamente tudo.. Parabéns pela criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gisele! Até hoje sou super fã da doutora. Boa festa para vocês.

      Excluir
  6. Quais as quantidades de ingredientes utilizou? Deu para quantas seringas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, confesso que não lembro mais :( Essa festa foi há 4 anos. Desculpa.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ficou maravilhoso! Parabéns

    ResponderExcluir