sexta-feira, 20 de maio de 2016

Bolo de iogurte

A minha irmã de ketchup... Ok, pausa para explicar o que é uma irmã de ketchup. Se você foi criança nos anos 80, deve ter pelo menos ouvido falar num programa chamado "Punky, a Levada da Breca". É tão bacana que apesar do original ser de 1984, com a qualidade de imagem da época e aquela dublagem típica, minhas filhas ainda adoraram assistir esses dias no youtube. Enfim, num dos episódios as amigas resolvem que querem ser irmãs de verdade. Como para ser irmãs se sangue não seria adequado por questões de saúde e de medo, resolvem ser irmãs de ketchup. Adivinha se eu e minha melhor amiga não fizemos o mesmo? Trinta anos depois, ainda somos irmãs de ketchup.
Lembra da Punky, que usava um tênis de cada cor e tinha o quarto mais incrível?
Voltando, essa minha irmã, num dado momento da vida, ela resolveu fazer bolos. E aproveitou para fazer mini bolos de lembrancinha para o aniversário da filha. Ficou lindo, em mini marmitinhas de alumínio, e delicioso. Escolhi logo o de chocolate, a minha cara. Mas, como eu sou da família, última a ir embora, minha mãe de ketchup insistiu para que eu levasse o de iogurte também, que era excelente. Como não se fala não para mãe (mesmo de ketchup), levei. No dia seguinte comi o de chocolate. Maravilhoso. No outro dia fui experimentar o de iogurte e não é que era uma delícia mesmo? Super leve, simples, bolo caseiro de antigamente.

Muito tempo se passou e eu nunca mais lembrei do tal bolo, até que esses dias vi que eu tinha um copo de iogurte que ia vencer em breve. Daí, pensei, vou fazer o bolo. Chamei minha irmã no whatsapp e pedi a receita. Super fácil, mas eu sou preguiçosa e fiz até umas pequenas alterações que eu explico na receita.

Bolo recomendadíssimo. Servi com um espetinho de frutas, que sempre faz sucesso com as meninas. Desta vez usei só manga, morango e uva. Faço com as frutas que eu tenho em casa mesmo, só coloco no espeto para fazer um charme.



Eu adoraria ter a companhia dessa querida irmã para o lanche de hoje, pena que estamos longe, mas assim que for possível, a gente se encontra e faz juntas de novo!



Bolo de Iogurte

Ingredientes
- 4 ovos
- 1 copo de iogurte natural (eu usei integral)
- 1 medida do copo de óleo
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo
- Bater no liquidificar os ovos, o iogurte, o óleo e o açúcar
- Em uma tigela, misturar o conteúdo batido no liquidificador com a farinha e o fermento. (Foi aí que eu dei uma de preguiçosa e bati tudo no liquificador, só por bem pouquinho, para misturar mesmo).
- Colocar numa assadeira (eu usei aquela que tem o furo no meio) untada e polvilhada com açúcar e canela (eu não coloquei a canela porque eu não gosto muito, mas no bolo original estava bem suave e gostoso)
- Levar ao forno médio por 30 minutos ou até passar no teste do palito

Dicas:
Eu costumo fatiar, embalar em filme plástico e congelar, assim tenho lanche pronto. Descongelo em temperatura ambiente por tempo variável com o clima ou no microondas por 30 segundos em potencia média.


Nenhum comentário:

Postar um comentário