sexta-feira, 6 de maio de 2016

Porta lápis

Todos os dias sento com minhas filhas para ajudar na lição de casa. Vira e mexe a borracha some, o lápis de cor foi dar um passeio no meio dos brinquedos, o apontador foi esquecido na escola. Cada dia uma história diferente. Eu estava a tempos querendo organizar todo esse material. Um dia acabou o papel toalha, olhei para o rolo daí, pensei, vou usá-lo para fazer um porta-lápis.

Primeiro pensei em todos os materiais que eu gostaria de organizar ali: canetinha, lápis de cor, lápis grafite, régua, apontador, borracha, cola, tesoura. Acho que isso já estava suficiente para as atividades das meninas.

Para o fundo usei a tampa de madeira de uma caixa que eu tinha comprado para servir de bandeja de doces em uma das festas, tecido lilás e EVA rosa. Colei com cola PAVc que me foi vendida como "cola fria". É o equivalente a cola quente, mas fria. Adorei! Muito mais prático.


Colei o tecido e para dar o acabamento, coloquei o EVA por cima. Poderia te feito tudo em tecido, mas achei que o EVA protegeria melhor os lápis do impacto na hora que as meninas colocassem de volta.

Eu tinha acabado de colar, por isso ainda dá para ver a marca da cola, mas depois secou e ficou bonitinho.


Peguei os meus rolos de papel toalha e também uma lata de batatas. Os rolos eu cortei ao meio e a lata cortei numa altura que eu achei que ficaria bom. Foi tudo a olho mesmo, usando um estilete. Coloquei no lugar que eu imaginava para ver ser ficaria bom e aí fui pensando na combinação dos tecidos (usei retalhos que eu tinha em casa).


Para dar acabamento na parte superior, dobrei o tecido para dentro e com alguns pingos de cola, prendi no lugar. Tive que improvisar na hora de colar o rolinho no lugar porque eu não tinha pensado direito. Como colar o rolinho na base de forma a ficar firme o suficiente e aguentar o peso dos lápis? Na tentativa e erro, dobrei o tecido de forma a tampar a abertura e passei bastante cola. Quando posicionei, usei um lápis por dentro do rolinho para fazer pressão no tecido contra a base. Parecia que tinha dado certo. 


Deixei tecido sobrando dos dois lados do rolinho para dar acabamento.

Com tudo pronto, achei melhor deixar secar de um dia para outro antes de começar a colocar peso nos rolinhos recém-colados.


No dia seguinte, organizei o material e deu certo! Fiquei tão feliz que nada soltou. O melhor de tudo foi ver a cara das meninas quando viram o novo porta-lápis. Dessa vez fiz surpresa e elas não participaram. Valeu a pena. Elas adoraram e estavam até com dó de mexer e tirar as coisas do lugar. Vamos ver até quando isso tudo vai ficar organizado.


Eu gostei do resultado e acho que a ideia pode ser utilizada de outras formas, como para organizar bijuterias ou material de costura, por exemplo. Também faria um simpático presente, não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário