sexta-feira, 27 de maio de 2016

Costelinha de porco e purê de batatas com alho

Hoje é mais um post da série "sem nenhuma novidade", mas que pode servir de motivação ou inspiração. Estava fazendo compras essas semana quando uma promoção me chamou atenção: costelinha de porco. Daí, pensei, uma boa opção para o feriado. Tem um restaurante famoso que faz uma costelinha maravilhosa. Não estou fazendo cópia, até porque a matéria prima deles é especial, bem diferente da minha comprada na promoção do comércio por atacado, mas não custa tentar fazer uma tão boa quanto.

Na véspera, temperei a costelinha com o suco de um limão, 4 dentes de alho e um tanto de sal refinado. Tudo isso dentro de um saco plástico para ficar marinando durante a noite na geladeira.


Certa vez fizemos essa costelinha embalada naquele celofane próprio para churrasco. Deu muito certo, mas desta vez resolvemos fazer embrulhada no papel alumínio. Escolha do marido e hoje era ele quem ia pilotar a churrasqueira.

A costelinha ficou durante 2 horas na churrasqueira e a gente só de olho. Enquanto isso, caipiroska para os adultos e limonada para as meninas.

As meninas aproveitaram o dia bonito para brincar lá fora. Andaram de bicicleta, pularam corda, mas me chamou atenção quando vejo a mais velha vindo na motoca e a pequena parada na porta de casa. "Estou esperando o taxi." Imagino que seja moto-taxi. Dei muita risada.


Passado o tempo dentro do alumínio, hora de tirar para dar aquela dourada.



Gordura para baixo e ossos para cima

Enquanto isso, fui preparar o purê. Eu já tinha cozido as batatas então amassei e reservei. Numa outra panela, coloquei cerca de uma colher de sopa de manteiga (manteiga mesmo, não margarina, porque acho que a manteiga dá um sabor especial) e 2 dentes de alho grandes espremidos. Deixei fritar um pouquinho e juntei o purê. Outro dia assistindo um programa de culinária vi a chef colocando o alho para cozinhar junto com as batatas. Nunca fiz dessa forma, mas vou um dia tentar. Desse meu jeito fica muito gostoso, pode confiar.
Olha que linda!
Costelinha pronta, hora de comer. Meu marido e minha filha mais velha gostam de um molho barbecue americano. Tem a versão tradicional e a spicy, que o meu marido até prefere. Eu e a pequena preferimos sem molho.

Para acompanhar eu terminei minha caipirinha e meu marido escolheu essa cerveja Wäls Quadruppel. Diz ele que combina.

No final, só ficaram só os ossinhos. Delícia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário