sexta-feira, 13 de maio de 2016

Festa D.P.A.


Este ano minha filha teve dúvida entre vários temas para a festa de aniversário dela. Combinamos que seria apenas uma comemoração na escola. Depois de pensar bastante ela se decidiu pelo D.P.A. - Detetives do Prédio Azul (canal Gloob). Para quem não conhece trata-se de 3 crianças que moram em um prédio azul e brincam de detetive para desvendar os mistérios que por lá aparecem.

Nas minhas pesquisas na internet acabei voltando para um site (esse aqui)  que eu já tinha indicado nesse post, o Fazendo Nossa Festa. Site incrível que tem tudo pronto, mas eu peguei a arte e mexi um pouco para fazer tudo o que eu imprimi.

Começamos a fazer a lista do que íamos precisar e minha filha ajudou muito, já que está numa escola nova e eu ainda não estou familiarizada com o estilo de festas que fazem lá. Bom, precisamos de bolo, vela, docinhos, suco, salgadinhos, convites e lembrancinhas. Se o tema são os detetives, lupa de lembrancinha! Foi o meu ponto de partida. Minha filha me pediu também uma bolachinha com o símbolo do D.P.A. para incluir na sacolinha. A receita da bolachinha é aquela mesma de sempre que você encontra aqui. Fiz o logo com glacê real nas cores do D.P.A. O tamanho é mais ou menos de um cartão de visita.

Esse é o logo oficial...

... essa é a bolachinha. Para quem não tem uma mão firme nem habilidades artísticas, até que ficou parecido.
Daí, pensei, está faltando um uso para a lupa, alguma coisa para completar e tive ideia de criar um enigma. Escrevi "obrigada pela presença" em símbolos relacionados com as letras e, ao final, o nome da minha filha escrito bem pequeno, e assim a lupa entra em ação.

Esse está preenchido pela minha filha como teste, para ver se estava certo e se ela entendia o que deveria ser feito.
Lembrancinha completa

Nesse meio tempo, lembrei de um episódio do programa Fazendo a Festa (GNT) onde eles ensinam a fazer um convite em segredo, escrevendo em lápis grafite e pintando com giz vermelho por cima. Depois, usando uma lupa feita com papel celofane vermelho, o texto aparece bem. Fiz o teste e não é que dá certo mesmo? Minha filha achou incrível e então decidimos fazer assim. Eu acabei deixando as informação de data e local sem pintar por dois motivos: assim eu não teria que escrever a mão um a um (o impresso não dá certo, precisa ser em grafite mesmo) e achei que os dados de data e hora ficariam mais claros e fáceis de ver sem o uso da tal lupa. Na caixa pintada está escrito festa 7 anos e o nome dela, assim como se fossem pistas mesmo, não numa frase completa. A aniversariante fez questão de ajudar a pintar os convites e eu achei ótimo. Coloquei num envelope e colei uma etiqueta com o nome do convidado. Usei a fonte DK Cool Crayon que é a mais parecida com o logo do programa.


Não dá para ler muito bem na foto, mas juro que ao vivo é bem legal!

Essa foi a etiqueta que eu usei, acabei não tirando foto do envelope pronto.

Os salgadinhos encomendei porque não levo muito jeito para isso e eu ia encomendar também o bolo, mas minha filha me pediu para fazer. E que tivesse papel de arroz. Acabei deixando para a última hora e nas lojas por aqui não achei nenhum pronto. O jeito foi criar a minha arte e mandar para a impressão. Acredita que aqui tem uma loja que só faz papel de arroz e imprime na hora, assim em menos de 2 minutos? Achei incrível! Fiz também os brigadeiros e beijinhos e esse ano o pedido foi de brigadeiros com esses confeitos coloridos. Ficou bem gostoso.
Esse é o desenho do papel de arroz.

Bolo pronto.

Minha filha escolheu os descartáveis aproveitando todas as cores dos personagens do programa, então temos copos amarelos, pratos azuis, garfos verdes, guardanapos vermelhos e forminhas nessas cores. Nesse tipo de coisa, deixo a decisão por conta dela. Acho importante a criança participar da decisão. Ah, ela também me pediu duas velas, uma com o número e outra daquelas tipo estrelinha, que apaga sozinha. Por serem pedidos simples, consegui atender todos e sem estourar o orçamento. Conversando, os desejos são realizados, mas mantendo o bom senso e ensinando desde cedo que é preciso fazer escolhas.

Se você quiser aproveitar os meus arquivos de convite, etiquetas, enigma, eles estão todos aqui. E não tem mistério!

5 comentários:

  1. OLA AMEI SUAS IDEIAS, SO PODERIA ME PASSAR QUAL AFONTE USOU PRA FICAR PARECIDO COM O LOGO?
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Mariana,
    Meu nome é Rosana e minha filha beatriz (9 anos)escolheu tema festa do DPA tb viseu blog e amei as dicas agora a respeito das bolachinhas do DPA, com que escreveu em cima das bolachinhas??? após assadas né ??
    Obrigada bjs Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosana! Que legal que você gostou. Quanto às bolachas, sim, assa primeiro, deixa esfriar bem e depois faz a decoração com glacê real tingido nas cores. Eu comprei o pó para glacê real já pronto, é só misturar com água. Se quiser pode assar as bolachas num dia e decorar no outro. Depois de frias, guarda num pote bem fechado que dá super certo. Boa festa pra vocês!

      Excluir
  3. Oi Mariana! Gostei demais das suas ideias! Vou incrementar e te conto o resultado!!! Abraços.

    ResponderExcluir