sexta-feira, 22 de julho de 2016

Acabam as férias, ficam as fotos

As férias escolares acabaram por aqui. É hora de reorganizar o material escolar, garantir que o uniforme está nas gavetas e ficar nas expectativa de rever os amigos na escola. Eu adoro fotos e parte do que eu gosto de fazer depois das férias, de uma festa ou viagem é ver as fotos para reviver as experiências. Não precisa fotografar tudo, porque a gente também precisa viver o momento, mas acho que as fotos podem ser lembretes bacanas do que aconteceu.

Já há alguns anos, na volta às aulas em agosto (este ano em julho), eu faço como se fosse um álbum de férias para as meninas levarem para a escola. As pequenas me ajudam a selecionar algumas fotos que eu coloco em um arquivo de Word. Imprimo em papel mesmo, geralmente canson para aguentar tanta tinta. Eu coloco várias fotos pequenas numa página. Uso só uma ou duas páginas. Meu objetivo não é colocar todas as fotos, mas sim servir de ferramenta para ajudar as crianças a contar para os professores e colegas o que fizeram. Embaixo de cada foto coloco uma pequena descrição para que a professora possa entender, já que as crianças pequenas às vezes contam as coisas do jeitinho delas mas que para os outros acaba não fazendo sentido. Na capa coloco o nome e a data, furo as páginas todas com furador simples e amarro com um laço de cetim ou de fitilho.



Voltando esta semana para casa, ainda no carro, as meninas já me perguntaram se eu faria o álbum. Eu disse que sim, claro. Mas no dia de levar para a escola eu sempre oriento para conversar com a professora primeiro, ver se pode mostrar para os colegas, qual o melhor horário... Nas escolas que elas estudaram sempre houve essa abertura, então nunca foi um problema. Depois de mostrar na escola as meninas gostam de guardar essa recordação para rever muitas vezes.

Este ano, o principal da férias foi rever familiares e amigos. Temos cada foto linda com pessoas queridas. Outros anos fizemos passeios, viajamos ou ficamos em casa inventando atividades. Acho importante valorizar o que fizemos nas férias, mesmo quando parece que não fizemos nada de especial. Uma foto que teve destaque este ano foi de um tamanduá que vimos na beira da estrada voltando para casa. Realmente foi um momento especial.


Eu, sempre que posso, mando imprimir fotos profissionalmente. Monto álbuns, já até mandei fazer fotolivro pela internet, mas esses não são de acesso liberados para as meninas. Elas podem vê-los com supervisão e com muito cuidado, afinal não quero que estrague, mesmo sem querer. É por isso que faço a versão delas também. Elas adoram ver a história da vida delas contada em imagens. Acho que todo mundo gosta, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário