sexta-feira, 1 de julho de 2016

Férias em casa


Esta foi a última semana de aula das meninas neste semestre. Fiquei admirada que nesta nova escola são só 20 dias de férias. "Só"? Para alguns pais essas 480 horas são bem assustadoras. Claro que no meu caso é um pouco mais fácil porque estou em casa, então só vou ficar mais horas com as meninas. Quando se trabalha fora e precisa arrumar quem cuide das crianças por dias inteiros pode ser mais complicado.

Algumas pessoas já tem as viagens planejadas e isso pode mesmo agradar os pequenos. Para dicas de de como fazer a mala veja aqui e dicas de entretenimento para a criançada no trajeto, veja aqui.

A gente nem sempre viaja nas férias. Minhas meninas estão acostumadas a ficar em casa por alguns dias sem ter nada brilhante planejado. Acho tão importante esse ócio, que pode ser também produtivo. Me lembro quando criança (e adolescente) que ao final do semestre eu já estava sem forças. Precisava desse descanso. Não ter a pressão de horário, as atividades todas planejadas, o barulho da escola, para mim sempre foi um alívio.

Mas não é porque ficamos em casa que não fazemos nada de interessante. A gente gosta de testar receitas novas, fazer um pic-nic, aproveitamos para jogar jogos (e temos tantos!), brincar sem se preocupar tanto com a bagunça, afinal tem um dia inteiro para arrumar depois. Eu também adoro assistir com elas aos filmes que eu assistia quando era criança. Elas gostarem de "Noviça Rebelde"para mim foi a glória!

Não lembro quando foi, mas minha filha resolveu fazer um teatro para a família. Ela criou a história, fez os personagens colados em palitos, colocou umas cadeiras cobertas com um lençol velho e apresentou.  Foi muito bacana.




Elas também fizeram bonecos de sucata. Achei um barato porque elas quiseram fazer noivos! Uma fez com rolo de papel higiênico e a outra com rolo de filme plástico e de papel toalha.



Já fizemos massinha em casa. Elas adoraram "meter a mão na massa" literalmente. Fizemos com farinha (a mais barata que achei), água e corante alimentício. O único ponto negativo é que no dia seguinte estava com um cheiro horrível e tive que jogar fora. Vi uma receita que é cozida. Um dia testo e se der certo posto aqui.


Apesar de ter colocado numa bacia não muito grande, o fato dos barquinhos de dobradura boiarem foi motivo de comemoração pelas meninas.


Sem grandes programas e sem gastar muito, é possível sim ter férias memoráveis em família. Bom descanso da escola e muita diversão nesse período!

Nenhum comentário:

Postar um comentário