sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Forget the date?

Uma grande amiga minha estava planejando o aniversário do filho que é no final de janeiro. Ela gostaria de convidar os colegas da escola, mas enviar o convite na primeira semana de aula é complicado. Foi então que ela teve a ideia de enviar ainda em dezembro um "save the date".

Prática comum nos EUA, o "save the date" já virou hábito no Brasil principalmente para festas de casamento. Trata-se de um pequeno aviso da data do acontecimento e o convite com todos os detalhes da festa é entregue mais perto da data. Li que é comum enviar o "save the date" até 5 meses antes do evento.

Eu tenho mais habilidade que ela com o computador e acabei fazendo para ela. Cartãozinho simples, só com as informações básicas. O tema escolhido foi Pokémon.


Ela enviou os cartõezinhos na agenda no final das aulas e já tratou de providenciar os demais detalhes da festa. Tudo certo. O que não estava planejado é que o aniversariante quebrou o pé nas férias!  Além de toda a preocupação e cuidados para a melhora dele tinha a questão da festa. E agora? O médico achou melhor cancelar a festa porque ele não estaria mais engessado, mas o pé ainda fragilizado traria um grande risco de uma nova fratura. Mas os "save the date" já tinham sido enviados. Daí, pensamos, vamos fazer um "forget the date".

Fui até pesquisar na internet como fazer, se existia alguma regra de etiqueta, alguma sugestão. Não achei nada no Brasil. Em sites americanos percebi que acontece com uma certa frequência e por diversos motivos. Foi unânime a indicação de avisar todos os convidados que receberam o "save the date", afinal seria muita falta de educação simplesmente não mandar o convite.

Nos casos de cancelar o "save the date"de casamento, muitos sites dizem que não precisa dar detalhes do motivo (que pode ser por fim do relacionamento, doença na família, perda do emprego entre tantos outros), mas precisa ficar claro se a festa ainda vai acontecer em outra data ou se foi totalmente cancelada.

No caso do filho da minha amiga a data será tranferida e nós achamos que seria legal explicar o motivo. No final do cartão colocamos o nome dela e o telefone para contato.


 Agora é torcer para o aniversariante se recuperar logo e poder curtir muito a festa dele. E desejo muito que isso não aconteça com ninguém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário