terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Volta às aulas - uniformes

A volta às aulas já está logo aí, se é que já não aconteceu na sua casa. Minhas filhas mudaram de escola e com isso tive que comprar todo o uniforme. Para variar, vim embora assustada com os valores. Já conversei com muitas mães, de vários estados, com filhos em todos os tipos de escolas (e valores de mensalidade) e a saga é a mesma. Uniformes de qualidade duvidosa, com pouco estoque e caríssimos. Bom, como em geral o uso uniforme é obrigatório, o jeito é preservá-lo o máximo possível.

Na escola anterior me recomendaram bordar o sobrenome no casaco de frio. Mais uma vez fiquei chocada com o valor do bordado. Mas, para não correr risco, bordei mesmo. Ah, uma dica que me foi dada pela própria escola: bordar o sobrenome, assim não tem problema de passar para o irmão ou irmã no futuro.

Em geral eu sempre vi escrever o nome da criança com caneta permanente, mas eu vejo alguns problemas. Dependendo do tecido e onde você escreve, a tinta vaza e se vê pelo outro lado, o que eu acho feio. Tentei escrever na etiqueta das camisetas, mas essas se desintegraram após algumas lavagens. E quer saber? Eu também sou péssima para escrever a mão. Descobri depois dos 30 anos que eu seguro a caneta de forma errada, o que faz com que eu passe o dedo mínimo por tudo o que eu escrevo, borrando tudo.

Foi nesse meio tempo que eu recebi uma propaganda de uma empresa que faz etiquetas para material e também para roupas. Achei super bacana, mas infelizmente muito caro para mim no momento. Daí, pensei, vou fazer o meu em casa. Tudo bem, talvez a qualidade não seja a mesma e o trabalho definitivamente é todo meu, mas eu topo! Decidi fazer as etiquetas para o material e também para o uniforme. Sobre as etiquetas do material você lê aqui.

Eu usei o Excel para fazer. Primeiro fiz alguns testes com relação ao tamanho e as cores. Deixei minhas filhas escolherem alguma imagem para identificá-las. Elas escolheram borboleta e bailarina.
Aqui tem o link para um arquivo de amostra que você pode usar de base. Mude as cores, tipo da fonte, desenho e faça o seu. Ah, os clipart peguei no google.

Comprei o papel transfer para impressora jato de tinta. Para quem não conhece é como uma etiqueta, mas que gruda no tecido pelo calor do ferro de passar roupa. Essa é a versão doméstica. Existe também os profissionais que são utilizados para fazer as estampas que a gente vê nas roupas por aí. Não é barato, mas pelo preço que eu paguei em 5 folhas é o que eu pagaria em algumas poucas etiquetas. Sugiro se juntar com outras mães e fazer juntas na casa de uma, assim além da economia, dá uma ajudar a outra e colocar o papo em dia.

Muito importante prestar atenção na hora de imprimir. Eu, na pressa, mandei imprimir direto e aí o que acontece é que na hora de aplicar no tecido vai ficar tudo ao contrário. Precisa entrar na configuração da impressora e mandar imprimir espelhado.
Assim não dá certo para transfer!



Me deu um pouco de trabalho encontrar onde fica essa opção na minha impressora, mas com paciência a gente chega lá.



É assim que tem que sair da impressora.
Depois de impresso, basta recortar, posicionar a etiqueta, aplicar o ferro e retirar o papel que se solta depois que esfria. Recomendo seguir das instruções da embalagem do transfer porque pode variar entre marcas, mas aqui apliquei o ferro bem quente (para tecidos de algodão) por 30 segundos.
Coloque a etiqueta com cuidado para ficar bem alinhado.

Aplique o calor do ferro.

Pronto!


Uma folha de transfer foi suficiente para fazer etiquetas para os uniformes das minhas duas filhas e ainda sobrou. Eu vou deixar guardadinho aqui caso eu precise de mais.

Estou testando este ano e vamos ver quantas lavagens vai aguentar. Espero que dure o ano todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário