sábado, 26 de março de 2016

Páscoa

Este ano foi uma correria. Eu queria fazer um milhão de coisas e não fiz nada do que eu pretendia. Por falta de tempo e dinheiro, este ano tive que optar por versões simples e econômicas.

A pressa foi tanta que nem tirei muitas fotos. Para as professoras comprei mini ovos que coloquei em saquinhos de celofane e fechei com um laço e esses tags lindos (da esquerda) que achei no site http://www.riscosedesenhos.com.br/2015/03/19/etiquetas-e-tag-de-pascoa-para-imprimir/
Eu tinha falado com uma grande amiga que faz coisas lindas e com muito carinho. Contei minhas ideias mas infelizmente não fiz nada. Mas ela sim! Ela fez essas embalagens lindas este ano. E no ano passado ela embalou os ovos de páscoa em tecido e ficaram lindos! Sou super fã. Dá uma olhada no Instagram dela https://www.instagram.com/biancaturati/


Para a sobremesa eu tinha pensado em fazer um rocambole de chocolate e colocar mini ovos em um ninho do lado. Pesquisei e no final fiquei quase tempo de fazer qualquer coisa. Daí, pensei, vou improvisar de forma simples esse ninho de granola com chocolate e ovinhos de M&Ms. Não tem segredo. Derreti o chocolate no microondas, misturei com a granola. Coloquei papel manteiga numa forma de cupcakes e coloquei a mistura de granola tentando formar um ninho, com espaço no meio para os ovos. Coloquei na geladeira por uns minutos e pronto. Na hora de servir basta colocar os ovinhos. Claro que eu tive pequenas ajudantes para fazer e depois lamber o pote.


Feliz Páscoa!


segunda-feira, 21 de março de 2016

Binóculos de papel

Certo dia acabou o papel higiênico no banheiro e vinha filha veio correndo perguntar se podia guardar o rolo acabado. Peguntei o que ela iria fazer e na hora ela respondeu: um binóculo! Achei uma ótima ideia, mas tivemos que esperar acabar outro rolo para fazer.

Minha filha escolheu duas cores de papel, uma para revestir os rolos e outra para unir os dois. Ajudei a medir o tamanho e ela recortou o papel.


Ela passou cola e colou no rolo de papel.

Colamos o outro papel unindo os dois rolos e eu fiz um pequeno furo em cada um para prender um pedaço de fita para poder pendurar o binóculo no pescoço. Deixamos esses mini pregadores segurando o papel no lugar até a cola secar. Por fim ela colou alguns adesivos para enfeitar,




Eu realmente adoro ajudar minhas filhas a realizar o que elas idealizam. Não ficou legal?



sexta-feira, 18 de março de 2016

Bolinho de laranja

Eu nunca gostei de variar muito com bolo. Na verdade, gosto de bolo de chocolate, de preferência sem recheio e se tiver cobertura, que seja pouca. Sou fresca. Mas uma vez minha sogra fez um bolo de laranja e para não ser mau educada peguei um pedacinho. Nossa, que delícia! Um bolo fofinho, leve, doce sem exagero. Comentei com ela que tinha adorado e perguntei o segredo. Ela me disse que era um bolo simples, ela só queria usar as laranjas que estavam sobrando no pé. Ah, olha o pulo do gato, suco de laranja feito da fruta recém colhida. Nada daquelas essências artificiais dos bolos industrializados que eu nunca gostei.

Eu mudei de casa há algum tempo e aqui temos um pé de laranja, daí, pensei, vou fazer bolo de laranja! Revirei meus arquivos e não achei a receita da minha sogra, então fiz um apanhado de várias receitas e criei o minha. Fiz nas forminhas de cupcake porque achei que ficaria simpático para mandar de lanche para minhas filhas.

Separei os ingredientes e adivinha? Ganhei uma companheira na cozinha!
Aqui estão só alguns dos ingredientes.




Depois de adicionar todos os ingredientes o resultado foi uma massa amarelinha, delicada, bem leve.

Coloquei nas forminhas, levei ao forno e comecei o momento "reza pra dar certo"! Alguns minutos depois vi que estavam crescendo e o cheiro estava bem gostoso.

Ficou bem gostoso, fofinho e leve. As meninas aprovaram e acho que ficou um lanche atrativo.


Aqui está a receita:


Bolinho de laranja
Ingredientes

- 1/3 xícara de margarina sem sal
- ¾ xícara de açúcar
- 2 ovos
- ½ xícara de suco de laranja (se puder ser recém-preparado, melhor ainda)
- 1/3 xícara de leite
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 e ½ xícara de farinha de trigo
- ¼ colher de chá de sal
-1 e ½ colher de chá de fermento

Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 180o.
- Bata a margarina com o açúcar.
- Adicione os ovos e bata bastante, até aumentar o volume.
- Adicione os demais ingredientes líquidos aos poucos, enquanto continua batendo.
- Aos poucos, adicione os ingredientes secos, deixando por último o fermento.
- Distribua a massa em 12 forminhas para cupcakes colocadas em assadeira própria.
- Leve ao forno por 18 minutos ou até dourar e o palito inserido sair limpo.
- Deixe esfriar um pouco e está pronto.

Dica: pode ser congelado em saco plástico bem fechado.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Lição de casa - recortes

Já tem algum tempo que minha filha mais velha começou a ter lição de casa (ou tarefa, como chamam aqui) e entre elas algumas de recortar em revistas e jornais. Daí, pensei, melhor separar as revistas que ela pode recortar daquelas que eu guardo por algum motivo. Foi aí que comprei essa caixa organizadora.



Achei que ficou realmente mais prático para levar para a escrivaninha, não enche de pó, foi uma boa solução. 

O problema é que eu não compro revistas com frequência. Em tempos de internet eu leio tudo online mesmo. Eu compro uma revista dessas para o público feminino quando vou viajar, mas agora minha filha já sabe ler. Pensei em arrancar as página que eu considero impróprias (realmente não quero minha filha de 6 anos lendo certos guias ou relatos). Mas mesmo as outras revistas já estavam ficando esburacadas demais.

Na porta da escola outro dia uma mãe deu uma ótima sugestão. Ela guarda aqueles panfletos de propaganda de supermercado, loja de roupas, de brinquedos. Realmente além de ter palavras escritas de diversas formas (estamos nessa fase agora) tem também os diversos tipos de imagens que as crianças muitas vezes precisam. É de graça, fácil de conseguir e a gente aproveita para dar uma folheada nas promoções,vai que tem alguma oferta interessante mesmo.


Eu guardo as revistas de atividades que as meninas já completaram porque também podem ser úteis nesses recortes, mas não sem antes consultá-las. Vai que uma recorta a revista especial da outra? Melhor evitar brigas!


sexta-feira, 11 de março de 2016

Jogo de tabuleiro

Nós temos muitos jogos de tabuleiro. Eu sempre gostei e meu marido também. Fiquei muito feliz quando as meninas cresceram um pouco e começaram a jogar. Acho tão divertido e também acho importante para a educação porque não se ganha sempre. Já tive que lidar com um ataque depois que uma perdeu o jogo. E a pequena quando aprendeu a contar e queria andar sozinha com as peças pelo tabuleiro. Um barato. Precisa de paciência, mas vale a pena.

Minha filha mais velha me pediu para fazer um jogo dela. Fiquei impressionada como ela já tinha mesmo planejado tudo. Montei os quadros no excel e ela mesma digitou o que ela achava que tinha que acontecer nessas "casas especiais". Como não somos boas no desenho, sugeri pegar figuras da internet. Nesse meio tempo, na aula de informática da escola ela justo aprendeu a copiar fotos do google imagens e colar no Word. Mais uma vez a mãe aqui com cara de boba.


Bom tudo impresso, ela recortou as "casas especiais" e as figuras.

Montamos mais ou menos numa cartolina, desenhamos com lápis o caminho e passamos a colar tudo no lugar.

O nome do jogo ficou "A Terra Encantada". Realmente, minha filha conseguiu reunir personagens de várias histórias. 


O objetivo é ajudar Dorothy e seus amigos a chegar na Cidade das Esmeraldas. e no percurso encontra o Lobo dos Três Porquinhos, a Doutora Brinquedos entre outros.





Ficamos em dúvida com relação aos peões, mas minha filha lembrou que tinha umas figuras dos personagens do filme Alvim e os Esquilos em uma revista de atividades. Colamos num pedaço de EVA para ficar mais firme.

Com tudo pronto, foi hora de jogar. A criadora do jogo foi quem ganhou, mas foi muito divertido para todo mundo.




segunda-feira, 7 de março de 2016

Pote revestido

Muitas amigas minhas sonhavam em ter filhas meninas para encher de fitas e laços. Eu sempre achei lindo, mas enquanto pequenas eu não fazia penteados, nem colocava faixas no cabelo delas. Nada contra, mas por algum motivo eu achava que elas não ficariam confortáveis. Bem, elas cresceram, aprenderam a falar, adquiriram vaidade e passaram a pedir para colocar tiaras, fivelas, fazer penteados. Com duas filhas dá para imaginar o mundo de acessórios de cabelo que eu tenho por aqui.

Este ano as duas estão fazendo ballet na escola e o coque é obrigatório. Fica mesmo lindo! Meia calça, collant e o coque bem preso com direito a gel, grampos, redinha e laço. O detalhe é que as duas precisam estar prontas as 6:30 da manhã. Eu percebi que procurar o elástico certo (cada uma tem um tipo de cabelo que requer elásticos diferentes) e os grampos lisos sem apliques em meio a tantos outros na caixinha delas se tornou um desafio. Daí, pensei, preciso de uma caixa só para isso.



Vi que um pote de sorvete me serviria bem para esse fim, mas achei tão sem graça. Peguei alguns retalhos, o que sobrou do enchimento do Olaf, cola e lá fui eu tentar encapar meu pote.




Como o pote tem uma borda, vi que não precisava fazer grande acabamento. Deixei o tecido o mais rente possível e colei. Dei sorte de ter achado esse tecido estampado porque nem deu para ver onde ficou a emenda.




Para a tampa colei um pouco desse latex de enchimento porque como a tampa é cheia de detalhes, imaginei que seria difícil de colar o tecido de forma que ficasse bonito. Para conseguir colar o tecido por dentro da tampa usei esses prendedores de papel. Eles já me ajudaram muito em vários projetos.





No final achei que a tampa estava muito sem graça. Confesso que tentei fazer uma flor de tecido, mas ficou alta demais e não gostei. Encontrei esse tipo de fita, não sei como chama e colei, só para dar um toque. Acho que para uma primeira tentativa ficou bom e com um pouco de treino e materiais diferentes dá para fazer várias decorações diferentes. Pode ser uma boa embalagem para um presente feito em casa. Vou me lembrar disso no próximo natal.


sexta-feira, 4 de março de 2016

Festa Frozen

Se você convive com meninas certamente já ouviu falar do filme "Frozen". Como não poderia ser diferente, as minhas filhas assistiram, adoraram o filme e o escolheram como tema para a festa de aniversário delas no ano passado. Não tenho gêmeas e elas nem fazem aniversário no mesmo mês, mas elas já tinha decidido que queriam a festa juntas, que uma era a Elsa e a outra a Anna, daí, pensei, vou fazer o festa entre os dois aniversários.

Como elas estavam decididas com muitos meses de antecedência eu tive tempo de sobra para imaginar toda a produção que eu faria e fiz mil planos. O que eu não previa é que o orçamento naquele ano teria que ser bem mais enxuto do que de costume. Tudo bem, tiramos algumas decorações e alguns itens de entretenimentos, alteramos alguns outros detalhes e a festa seria simpática da mesma forma.

As meninas participaram muito de todo o planejamento, desde a lista de convidados. Inclusive, acho muito importante as crianças escolherem quem desejam convidar. Eu acho que faz parte da educação elas entenderem que infelizmente não podemos convidar todos que gostaríamos, temos que nos limitar.  Elas vibravam com cada convidado que confirmava a presença e os receberam com muita alegria na festa.

Começamos pelo bolo. Bastou digitar "bolo frozen" no google para as duas gritarem ao mesmo tempo que queriam um bolo boneca. Ok, pensei, acho que consigo. Comprei uma forma de bolo própria e fiz um teste. Achei que conseguiria fazer para a festa então ficou decidido. E nesse meio tempo minha mãe me contou que a minha avó fez um bolo assim para ela quando criança, usando a Barbie dela e habilidade com a faca para modelar o bolo, já que não tinha forma própria. Queria muito que minha vó estivesse viva para me ajudar nesse empreitada! Apesar de serem duas bonecas/bolos, achei melhor fazer uma base também de bolo para colocá-las e assim garantir que todos os convidados ganhassem um pedaço.



Com esses bolos, pensei numa mesa mais clean, para destacar as bonecas mesmo. Para o fundo eu tinha pensado em tecido e luzinhas daquelas de árvore de natal, mas realmente não foi viável de fazer, mas nas minhas buscas vi esse floco de neve 3D que achei que ficaria lindo. Parece difícil de fazer, mas não é. Claro que eu testei antes numa versão menor, só por garantia. Para a mesa, eu pensei em itens que remetessem ao frio e neve, então pensei em algodão doce e suspiro. E os docinhos tradicionais de festa também não poderiam faltar. Na mesa coloquei apenas alguns itens, mas depois do parabéns foram servidos os doces em quantidade suficiente para todos os convidados (ou assim espero)! Para completar, as bexigas de gás deram um colorido a essa "neve" toda e agradaram as crianças de todos os tamanhos.




A mesa do bolo foi clean, mas eu me inspirei mesmo para fazer a mesa dos salgados. Como a festa foi a tarde, pensei apenas em alguns petiscos e resolvi usar os personagens de inspiração para cada prato. "Nariz de olaf"- cenouras baby, "Flocos de neve"- pipoca, "Braços do Olaf" - stiksy, "Trolls"- almôndegas recheadas de provolone, "Sanduiche da Anna" - pão, presunto, queijo e tomate, "Snacks do Kristoff"- bolachinhas diversas com patê de atum e de ricota e por fim "Comida do Sven" - milho.


Os tradicionais sucos de melancia e abacaxi foram acompanhados de água em garrafinha, como foi pedido pela minha filha. O tag da garrafinha eu peguei nesse site aqui que é ótimo e tem muito material para ajudar a compor diversas festas.




Para entreter as crianças eu fiz bolachinhas em formato de floco de neve para as crianças decorarem com glacê, confeitos e canetas de culinária. Uma moça me ajudou cuidando da mesa e etiquetando os pratinhos para depois colocar as bolachinhas nos saquinhos das lembrancinhas. A receita é aquela mesma básica de sempre, e você encontra aqui). Comprei uns chapéus de festa brancos, e deixei canetinhas e adesivos do Frozen para as crianças personalizarem também.



Aluguei uma cama elástica, que não tem nada a ver com Frozen mas sempre faz sucesso nas festas. Acho impressionante como as crianças adoram pular e não se cansam!

Conversando com uma amiga enquanto eu ainda estava planejando a festa, ela me deu a ideia de usar neve artificial. Ela estava imaginando na decoração, mas eu fiz bagunça mesmo e antes do parabéns preparamos a tal neve para as crianças brincarem. Vi "neve artificial"para comprar e custava uma fortuna. Pesquisando descobri que nada mais é do que um gel que é utilizado para o plantio de mudas. Comprei numa loja de jardinagem e paguei muito menos. Mas essa neve precisou de atenção dos pais porque não pode ingerir e nem ficar muito tempo em contato com a pele, mas acho que foi uma surpresa para os pequenos e foi divertido. As caras que eles fizeram foram demais.


A lembrancinha foi talvez o item mais trabalhoso da festa. Fiz bonecos de Olaf em feltro. O molde peguei aqui. Foi uma grata surpresa ver que as crianças gostaram, mesmo não sendo perfeito. A sacolinha em azul Tiffany serviu para as crianças levarem suas bolachinhas, chapéus, amarrar a bexiga, guarda o algodão doce e a água para casa.

Olafs em produção
Olaf pronto


Como eu fiz tudo e comprei os materiais em lojas mais baratas consegui fazer essa festa com um orçamento bem reduzido e acho que as crianças se divertiram da mesma forma.