sexta-feira, 18 de março de 2016

Bolinho de laranja

Eu nunca gostei de variar muito com bolo. Na verdade, gosto de bolo de chocolate, de preferência sem recheio e se tiver cobertura, que seja pouca. Sou fresca. Mas uma vez minha sogra fez um bolo de laranja e para não ser mau educada peguei um pedacinho. Nossa, que delícia! Um bolo fofinho, leve, doce sem exagero. Comentei com ela que tinha adorado e perguntei o segredo. Ela me disse que era um bolo simples, ela só queria usar as laranjas que estavam sobrando no pé. Ah, olha o pulo do gato, suco de laranja feito da fruta recém colhida. Nada daquelas essências artificiais dos bolos industrializados que eu nunca gostei.

Eu mudei de casa há algum tempo e aqui temos um pé de laranja, daí, pensei, vou fazer bolo de laranja! Revirei meus arquivos e não achei a receita da minha sogra, então fiz um apanhado de várias receitas e criei o minha. Fiz nas forminhas de cupcake porque achei que ficaria simpático para mandar de lanche para minhas filhas.

Separei os ingredientes e adivinha? Ganhei uma companheira na cozinha!
Aqui estão só alguns dos ingredientes.




Depois de adicionar todos os ingredientes o resultado foi uma massa amarelinha, delicada, bem leve.

Coloquei nas forminhas, levei ao forno e comecei o momento "reza pra dar certo"! Alguns minutos depois vi que estavam crescendo e o cheiro estava bem gostoso.

Ficou bem gostoso, fofinho e leve. As meninas aprovaram e acho que ficou um lanche atrativo.


Aqui está a receita:


Bolinho de laranja
Ingredientes

- 1/3 xícara de margarina sem sal
- ¾ xícara de açúcar
- 2 ovos
- ½ xícara de suco de laranja (se puder ser recém-preparado, melhor ainda)
- 1/3 xícara de leite
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 e ½ xícara de farinha de trigo
- ¼ colher de chá de sal
-1 e ½ colher de chá de fermento

Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 180o.
- Bata a margarina com o açúcar.
- Adicione os ovos e bata bastante, até aumentar o volume.
- Adicione os demais ingredientes líquidos aos poucos, enquanto continua batendo.
- Aos poucos, adicione os ingredientes secos, deixando por último o fermento.
- Distribua a massa em 12 forminhas para cupcakes colocadas em assadeira própria.
- Leve ao forno por 18 minutos ou até dourar e o palito inserido sair limpo.
- Deixe esfriar um pouco e está pronto.

Dica: pode ser congelado em saco plástico bem fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário