sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Salpicão de frango com Grânimos*

Aqui onde eu moro o calor está demais. Como mãe/esposa/dona de casa/cozinheira de plantão estou sempre no dilema do que fazer para comer. Com os termômetros em alta o que me apetece mesmo é uma bela salada, mas o pessoal aqui de casa não concorda tanto, exceto quando é salpicão de frango.

Não tem segredo. Na panela de pressão coloquei um pouco de azeite (mas pode ser o óleo da sua preferência) e refoguei um tanto de cebola e alho (usei meia cebola grande picada grosseiramente e um dente de alho bem grande também picado). Adicionei 2 peitos de frango sem osso (era o que eu tinha em casa, mas pode ser com osso mesmo) e uma pitada de sal. Fui virando o frango para selar (deixar ele levemente dourado por fora). O segredo vem agora; coloquei muitas ervas: sálvia, tomilho, orégano, salsinha e cebolinha. Infelizmente estou sem meu canteiro de temperos, então hoje usei aqueles secos, que vem no saquinho. E também não tinha alecrim que eu adoro. Coloquei água suficiente para cobrir o frango, tampei a panela e quando pegou pressão baixei o fogo. Deixei cozinhar por uns 20 minutos. Esse tempo é suficiente para fazer o frango desfiar sozinho, sem esforço.

Quando o frango ficou pronto, cortei as cebolas em rodelas, refoguei no azeite e coloquei o frango. Eu ia dizer que coloquei inteiro, mas não é verdade, ele despedaçou conforme tirei da panela de pressão. Fui mexendo com a colher e ele desfiou por completo. Eu gosto de fazer sempre mais do que eu vou usar porque assim eu congelo parte do frango já temperado e desfiado. Facilita para fazer um recheio de torta, de panqueca ou outro salpicão.

Frango já desfiado.
Para o salpicão, deixei o frango esfriar e piquei alface, tomate e cenoura. Mas pode colocar as verduras e legumes que tiver em casa. Para quem gosta, uva passa combina. Coloquei um pouco de maionese, mas pode substituir por molho de iogurte que também fica ótimo.

Fica bem colorido.


O que eu fiz de diferente hoje foi acrescentar Grânimos, que é um mix de grãos que uma amiga minha prepara (olha o link aqui). Ficou crocante e uma delícia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário