quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Viagem com crianças - fazendo a mala

Carnaval chegando aí e muita gente já programando a viagem. Mas viajar com criança, ainda mais se for bebê é bem diferente. Minha sogra sempre diz que quem carrega criança, carrega mudança. Quando se trata de viagem, mais ainda!

A primeira viagem que eu fiz com minha filha mais velha foi quando ela tinha 6 meses. Fomos para o rancho de um amigo. Apesar do conforto de estar numa casa e não num hotel e cercada de amigos muito queridos que fizeram de tudo para nos receber da melhor forma possível, tem coisas que só os pais podem pensar e providenciar. Daí pensei, preciso fazer uma lista. Inclusive porque colocar na mala em casa é uma coisa, mas é importante garantir que tudo volte.

Ok, fazer lista do que levar na mala é normal, quase todo mundo faz (será?), mas afinal, o que precisa levar? Praticamente tudo! Precisa ter várias trocas de roupa, aquele kit de farmárcia com os itens autorizados pelo pediatra e o arsenal para troca de fraldas e banho. Se o bebê está iniciando a alimentação, precisa levar os itens porque não necessariamente você vai encontrar tudo no seu destino.


Neste link você consegue baixar uma lista básica. Só tem um detalhe, sou mãe de meninas, então se tem alguma coisa do universo masculino que eu não coloquei, me perdoe.

Naquela primeira viagem eu fiz uma lista e daí para frente eu fui adicionando planilhas. Ao longo desses anos as listas foram mudando, e mais destinos diferentes foram incluidos. Fomos para a praia, em casamento em outra cidade, para o exterior. No meu arquivo eu coloco o destino e a data, assim eu sei a época do ano, o perfil da viagem. Porque se você vai para um rancho, sitio, fazenda, não vale a pena levar aquelas roupas lindas de festa, por exemplo. E eu acabei usando aquela primeira lista que eu fiz quando tive a minha segunda filha.

Agora eu tenho uma sugestão para pais de crianças de todas as idades. Leve brinquedos! Mesmo que você vá para aquele resort incrível que tem absolutamente tudo do universo infantil pode acontecer da criança não se dar muito bem com as outras crianças, pode sentir falta dos seus próprios brinquedos ou alguém da família pode ficar doente e você precisar ficar no quarto (já me aconteceu!).

A quantidade de brinquedos varia de acordo com o tempo de estadia e a estrutura do local. Uma casa alugada na praia pode não ter muito para a criança fazer. Ah, mas tem a praia! Claro, mas e se chover todos os dias?

Para os bebês sugiro aqueles brinquedos de encaixe, brinquedos-mordedores, livrinhos, carrinhos e bonecas. Pense antes de levar brinquedos barulhentos para não incomodar as outras pessoas. Para os mais velhos, papel e giz de cera sempre fez sucesso. Jogos pequenos, do tamanho de baralho não são caros, são fáceis de levar para qualquer lugar e geralmente agradam várias faixas etárias. Eu sempre levei livrinhos para ler antes de dormir. Mesmo quando viajamos procuro seguir a rotina do sono. Aquele ursinho querido ou boneca também não pode faltar!

No próximo post falo sobre o período da viagem, o translado, de carro ou avião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário