sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Viagem com criança - entretenimento a bordo

Eu sempre viajei com meus pais e meu irmão. Meu primeiro RG foi tirado quando eu tinha 6 meses por causa de uma viagem. Tenho lembranças incríveis dos mais diversos lugares que fomos. Muitas dessas viagens foram feitas de carro, algumas durando alguns dias. Nos anos 80 as leis de trânsito eram diferentes, o que permitia mais mobilidade dentro do carro, deitar no banco de traz para dormir e etc, mas também não tinhas os tablets e dvds portáteis de hoje, Sim, meus pais são demais! Não só toparam fazer essas viagens com a gente, como despertaram em mim esse prazer em viajar.

Acabei casando com um viajador familiar também, que além de tudo é apaixonado por carro, então já viu, viajamos com as crianças desde pequenas. Já viajamos de avião, mas a maior parte das viagens foram feitas de carro mesmo. Muitas delas em trajetos longos, que duram o dia todo.

Viajar dá trabalho. Muito trabalho! Para que tudo dê certo, melhor pensar em cada detalhe antes, assim na hora há menos imprevistos e mais tempo para se divertir. Sobre a mala eu já falei em outro post, mas até chegar ao destino também requer alguns cuidados.

Criança precisa de entretenimento. É preciso ter brinquedinhos que possam ser usados dentro do carro e em segurança. Eu só permito giz de cera, porque numa frenagem mais brusca o lápis ou caneta pode ser perigoso. Alguns brinquedos de encaixe, fantoches, máquinas fotográficas de brinquedo entre outros podem te fazer ganhar alguns minutos de paz. No avião é um pouco mais tranquilo, mas cuidado com o estojo! Minha filha acabou derrubando alguns lápis que rolaram para a fileira de trás... foi meio chato ter que pedir para outro passageiro pegar para mim. Depois disso eu fiquei segurando o estojo e passando a cor desejada.

Fazendo atividades no avião.

Aquelas revistinhas de atividades são sempre sucesso. Eu compro novas quando vamos viajar, mas só conto e entrego a elas no meio do caminho. Excessão para viagens de avião, que aí deixo escolher na banca do aeroporto. Sei que são mais caras lá, mas dá para ficar meia hora olhando revistas e livros esperando o horário de embarque. Algumas tem adesivos e são as preferidas aqui em casa.

Quando as meninas eram menores (até uns 2 anos) eu separava e ficava com os brinquedos. Nos momentos de estresse eu aparecia com um brinquedo e pronto, a alegria voltava a reinar. Com elas mais velhas, eu ajudo a fazer uma malinha de brinquedos, que elas mesmo separam. Incluir as crianças nos preparativos é uma boa idéia porque elas aprendem a fazer e num piscar de olhos já fazem sozinhas. Vai tornando viajar com elas muito mais fácil.

Nós também fazemos algumas brincadeiras, ver o formato das nuvens, encontrar determinada cor de carro ou marca de carro (essa foi invenção do papai). Meus pais brincavam comigo de "Eu vejo..". A pessoa vê alguma coisa e fala a primeira letra, os outros participantes tentam adivinhar o que é, geralmente com objetos que estão dentro do carro. Em uma viagem para a Argentina comprei um jogo bem legal que é próprio para viagem de carro. É algo como "vejo no caminho" que tem cartas com o que se vê na estrada, pedágio, carro de polícia, fábrica, vaca... Dá para improvisar e criar um, porque nunca vi nada parecido a venda no Brasil. Com crianças que já sabem ler vale a pena imprimir um mapar ou montar a lista de cidades por onde vão passar para ela ir acompanhando.

Também precisa pensar em um lanchinho. Viagem é o dia de liberar um docinho, aquela bolachinha fora de hora e apelar para os sucos de caixinha, claro que de acordo com a idade da criança. Com as meninas maiores, nas últimas viagens nós resolvemos não parar para almoçar. Além de caro, a gente perdia muito tempo para comer um sanduiche muitas vezes de qualidade duvidosa. Acabei optando por preparar eu mesma. O cardápio inclui um suco, sanduiche, cenoura baby, uvas, chocolate para a sobremesa... enfim, umas combinação que torne o lanche bacana, mas que também não seja só junk food. Eu levo tudo que é gelado na caixa térmica e monto na hora do almoço uma lancheira plástica que eu comprei baratinho. Tem aquele lance de supresa, cada uma com a sua, coloco um bilhetinho. Como tudo numa viagem, tem que ser divertido.

Hora do almoço. A foto não é lá aquelas coisas porque celular, na estrada...
Boa viagem, boa diversão e ótimas memórias para a vida inteira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário