segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Shortbread

Eu sou de família britânica. Aos 10 anos fui visitar minha família que mora no Reino Unido e lá eu conheci o shortbread. Me ofereceram como uma bolacha (ou seria biscoito? hahaha), mas o sabor e a textura eram diferentes de tudo o que eu já havia comido. Não sei se é o shortbread em si ou se são todas as memórias que me vem na cabeça quando como, mas anos depois continuo adorando, em especial uma determinada marca. E hoje, minha família inteira aqui no Brasilgosta muito também. Quando vejo alguma promoção, aproveito para comprar, mas nem sempre encontro. Daí, pensei, vou tentar fazer!

Comprei uma manteiga dinamarquesa. Na verdade foi única marca importada que encontrei por aqui e nas minhas pesquisas por receitas vi indicação de usar manteiga europeia. Por ser a manteiga o ingrediente principal da receita, acredito que a qualidade dela seja determinante para o resultado do produto. Escolhi o domingo à tarde para testar a receita e tive a deliciosa companhia da minha filha na cozinha. Adoro cozinhar e ter aquelas pequenas mãos me ajudando torna tudo ainda mais especial.

A receita é muito simples: 200g de manteiga em temperatura ambiente, 3 xícaras de farinha, 3/4 de xícara de açúcar e 1 pitada de sal. Eu não coloquei o sal porque percebi na hora de usar que eu tinha comprado a manteiga com sal.


Dizem para usar o processador de alimentos, mas eu bati tudo com a batedeira mesmo. Quer dizer, eu não, minha pequena ajudante cuidou disso. Meu processador não é lá essas coisas e na verdade basta virar uma farofa e está pronto.


Eu usei essa forma, que é funda demais, porque era a única quadrada que eu tinha e eu estava tentando reproduzir o formato do shortbread famoso que eu gosto. Ela tem 20x20cm.

Apertei a massa na assadeira com um copo, porque o rolo não caberia lá. Depois fiz a marcação de onde eu cortaria depois de pronto e fiz marquinhas com o garfo, mas isso é opcional.

E tradicionalmente, as 5 da tarde o chá foi servido com shortbread! Licença poética, só minha filha tomou chá e era de camomila. Eu tomei café mesmo, porque eu prefiro. Seja como for, a receita foi aprovada por toda a família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário